segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brasil – um país urbano

Nas comunicações, o Brasil também privilegiou as comunidades urbanas. Afora alguns contratempos, na cidade tudo funciona: - telefone, internet, televisão, comunicação de dados – tudo!
Na área rural é um “deus nos acuda”. Há uma intermitência irritante no funcionamento de alguns serviços, quando há serviços.
Para se ter telefone, internet e televisão temos que fazer polpudos gastos com antenas, transponders, decodificadores e por aí vai.
As Empresas prestadoras dos serviços não tem o menor interesse em melhorar o sinal para esse povo do campo – afinal são tão poucos que nem contabilizam na resenha dos lucros. E melhorar sinal significa custos. Já nas cidades a história é outra. Tem gente saindo pelo ladrão e o Tim-tim do faturamento não para de tocar.
No discurso os políticos não cansam de pregar que é preciso criar meios e atrativos para que o homem do campo permaneça no campo. Pura conversa. Se os governos realmente quisessem melhorar as condições das comunidades rurais, investiriam em infra-estrutura e alargariam as fronteiras dos meios básicos  para fins sociais. Estradas, escolas, comunicações, segurança, lazer, crédito compatível, assistência técnica e saúde – tudo isso faria parte de um programa sério cujo desenvolvimento estaria na planilha da república e não apenas na caderneta eleitoral de alguns aproveitadores.
Se...
Salvo melhor juízo, o Brasil vive do campo mas faz carinho na cidade. Um dia alguém cobrará caro por essa injustiça.
Um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário